Notícias

25/04/2018 16:20


Plano Decenal de Turismo Em Bossoroca

Num esforço da administração local e mais um grupo de pessoas abnegadas foi criado recentemente o Conselho Municipal de Turismo e implantado o Plano Decenal de Turismo em Bossoroca, onde eu tive o prazer de representar a Confraria do Icamaquã e a Barraca Missões, empresa em que eu trabalho.
Foram levantados os pontos fortes e os pontos fracos bem como traçadas algumas metas para essa nova caminhada de 10 anos. 
Chamou-me atenção, no plano, a preocupação inicial em se pleitear recursos nos governos estadual e federal, que é válido, mas antes, eu penso assim, é preciso escolher no conselho as “prioridades iniciais”. Por exemplo, Bossoroca já está fazendo a sua parte no que se refere a cultura, mas não há uma sinergia e nem uma preocupação da região neste sentido e a região precisa ser mobilizada e  “acordar” para o turismo e isto, neste momento, o Conselho Municipal de Turismo pode dar o pontapé inicial. Esta discussão precisa ser reaberta, pois é uma estratégia que ainda está errada no fato de cada município pensar e dirigir ações sozinho. Precisamos mudar a regra fazendo uma nova fusão de forças coletivas entre os municípios principalmente entre aqueles que compõe os 7 povos das Missões e ainda  Santiago. Bossoroca precisa organizar Bossoroca e saber claramente o que Bossoroca pode “comprometer” o visinho para o crescimento harmonizado e cooperado do turismo nestes locais. São Luiz Gonzaga tem o Monumento a Jayme Caetano Braun num interessante complexo turístico que lá criado, nós aqui temos o Monumento Noel Guarany, mas falta ainda o povo de São Miguel das Missões construir a estátua de Cenair Maicá
Não creio que haja uma mudança radical na cultura aqui em nosso município sobre a importância do turismo embora tenhamos, como disse, um grupo abnegado de pessoas que trabalham e desejam ver Bossoroca, a Buena Terra Missioneira, noutro patamar neste sentido. Sem ser bairrista eu entendo que o Conselho Municipal de Turismo de Bossoroca tem o desafio de enfrentar esta questão cultural nesta mudança de comportamento que vem ocorrendo  e incentivar as novas gerações a gostarem mais  do que é nosso e a  não se contaminarem por outras influências externas e  globalizadas, que rouba-lhes a identidade neste mundo consumista, que vem matando as culturas locais nas particularidades e peculiaridades do regionalismo. O Conselho Municipal de Turismo deve cuidar das crianças para que elas vivam, desde cedo, e gostem da nossa cultura de modo que certos fatores externos não as contaminem levando-as ao desinteresse no futuro. 
Outro desafio do Conselho Municipal de Turismo é fazer com que as pessoas cuidem de Bossoroca. Saber, claro, quais são as nossas carências, mas apostar e trabalhar muito mais nas nossas potencialidades, conhecendo e identificando quais são as nossas verdadeiras qualidades, não esquecendo-se dos pequenos detalhes, criar cidadania e um potencial positivo com alternativas sólidas e Bossoroca gostar de Bossoroca. E ter ainda um ponto referencial na Internet. Organizar o que eu chamo de nosso lado bom e ter bem definido o acesso a isto. 
É preciso que seja feito uma espécie de “Guia do Potencial Produtivo e Contatos” (como eram os guias telefônicos há bem pouco tempo) com ampla divulgação em todos os meios de comunicação e rede sociais, deixando bem claro, para os turistas, por exemplo, que em tal local aqui na cidade ou na extensão do nosso município tem quem faz artesanato, quem vende o leite diferenciado, quem tem a melhor carne que pode ser a carne de ovelha, quem faz o melhor doce; que em tal local e momento tais entidades são e estão promovendo a cultura. Agendar o local para os visitantes, conscientizar as pessoas do hotel, dos restaurantes e se faltar local para hospedagem saber, então, quais casas na cidade abrigarão os turistas. É preciso ter um canal objetivo que leve o pessoal a buscar questões práticas.  Ter um local definido onde o turista possa buscar informações. Ter alguém que seja o guia com disponibilidade de tempo para mostrar os pontos atrativos e fazer o relato histórico para os visitantes. E estar preparadas todas estas questões de modo que o turista possa repousar bem, ter uma boa alimentação com algo diferenciado; conhecer a nossa cultura, as nossas origens e a nossa história; contemplar a cidade que deverá estar limpa, bem apresentada e comprar os nossos produtos, pois o turismo precisa ser, lá no fim, também uma fonte que agrega  renda. 
Se vai ter um evento ou se é uma data importante pegando, por exemplo, data de finados é preciso limpar bem todos os cemitérios e concomitantemente fazer com que a  cidade esteja com um bom visual e assim consecutivamente sempre que houver esse e ainda outros  motivos. Quando houver outros eventos culturais ou religiosos é preciso pensar naquilo que mais agrega em torno deles. Ter um ponto inicial e um meio de contato. “Preparar o terreno” sabendo que vai ter um público que vai vir para cá. Ter alguém de plantão. Ver o que o turista quer e se preparar antes para dar a melhor solução e evitar as desculpas. 
É preciso focar em Bossoroca organizando os pormenores e os pontos positivos e ver o que os municípios dos 7 Povos Missioneiros  e Santiago possam melhorar também de modo que os turistas tenham um roteiro atrativo, ou seja, precisamos organizar a casa e envolvermos estes municípios no que tange ao turismo para que haja uma caminhada de sucesso no Plano Decenal.
Quando esta realidade dos pequenos detalhes estiver dominada, então, aí sim, será o momento para se pensar na busca de recursos e projetos maiores, pois é muito melhor, proveitoso e produtivo quando se tem recurso, isto é verdade, mas é preciso primeiro, que sejam cuidados os  detalhes para termos turistas que venham para cá, que sintam-se felizes nas visitas e que, mais do que isto, possam recomendar nosso município e nossa região como uma espécie de referência para que outros turistas venham para cá num hábito e num rodízio permanente de pessoas gerando, pelo turismo, a valorização dos nossos usos e costumes, nossa identidade,  mais progresso e renda. 
Endereço Portal: Escritor João Antunes poeta, historiador e compositor 
Facebook = João Carlos Oliveira Antunes
Site: Roteiro entre Monumentos 
Site: Roteiro por Igrejas Missioneiras 

Site: Roteiro por Oratórios, Grutas e Santuários
Site: Roteiro por Mato Queimado
Site: Roteiro do Chimarrão 
Site: Roteiro 4 Dias 3 Noites Familiar Pelas Missões 
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras 
Site: Roteiro Santo Antonio das Missões
Site: Roteiro Sete de Setembro Berço das Águas 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...