Notícias

09/02/2024 08:31


Operação VIA PLUMBI Receita Federal, Polícia Federal, Ibama e Ministério Público Federal

Receita Federal, Polícia Federal, Ibama e Ministério Público Federal desarticulam grupo especializado no contrabando de baterias vindas do Paraguai

A Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Federal, com o Ibama e com o Ministério Público Federal, deflagrou, na quarta-feira (07), a Operação "VIA PLUMBI", com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado na introdução e comercialização de baterias contrabandeadas do Paraguai para o Brasil.

 

De acordo com as investigações, toneladas de baterias automotivas, utilizadas no Paraguai, foram enviadas ao Brasil de forma irregular, sem os cuidados necessários para garantir a segurança do transporte e, ainda, com a utilização de documentos ideologicamente falsos, para que fossem recicladas e revendidas em território brasileiro.

 

Cabe destacar que o Brasil é signatário da "Convenção de Basiléia", um tratado ambiental internacional que estabelece o controle de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e seu depósito, tendo como principal objetivo proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente frente aos efeitos prejudiciais dos resíduos perigosos.

 

 Ainda sobre a legislação brasileira, a Lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010, estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, entre outras inovações, a proibição de importação de resíduos definidos como "outros resíduos".

 

Foi identificada uma cadeia de fornecimentos de mercadorias irregulares que conta com a utilização de interpostas pessoas físicas e de jurídicas as quais, na maioria das vezes, não possuem lastro fiscal/financeiro para negociarem valores vultosos em mercadorias e movimentarem montantes milionários em suas contas bancárias. Essas pessoas são substituídas com frequência em razão de serem identificadas pelo Fisco.

 

 Porém, seu curto tempo de existência é suficiente para que causem um grande prejuízo ao não recolherem os tributos devidos.  

 

Foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande 19 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos nas cidades de Suzano/SP, Carapicuíba/SP, Foz do Iguaçu/PR, Tamarana/PR, Londrina/PR, Maringá/PR e Campo Grande/MS. Participam da operação 13 Auditores-Fiscais e 15 Analistas Tributários da Receita Federal, 55 Policiais Federais e servidores do IBAMA.

Maiores informações podem ser obtidas na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande /MS, através do telefone (67) 3318 7205.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...