Detalhes do Site

Casa de Pedras da Família Kliemann



    A casa de pedra situada no Pontão do Ijuí, próximo ao Arroio Uruquá no interior do município de Mato Queimado, foi construída por Augusto Kliemann Filho Sobrinho no ano de 1936. O local foi adquirido por Augusto, um Alfaiate que veio de Cerro Largo para morar na casa juntamente com sua esposa Caroline Hilbich e seus filhos e que na época falava somente a Tradicional Língua Alemã.

        As pedras da casa foram retiradas das “Barrancas” do Arroio Uruquá e falquejadas ou talhadas a mão. O mesmo tipo de pedra foi tirado do Uruquá e utilizada para a construção do Seminário e da Igreja Matriz de Cerro Largo. 
        Mais imagens da Casa de Pedra Local Turistico de arquitetura impar, rustico ambiente ideal para eventos e descanço. 
        Para a construção da casa usaram bois ou cavalos para suspender as pedras até o alto da casa. Outra construção em pedras que se encontra ao lado da casa é um pequeno galpão que era usado na época como local da preparação da lavagem para os porcos, pois a família tinha criação e engordava os animais para a venda que seguia direto para São Paulo.
        A água para os animais era captada das calhas da casa e armazenada em uma cisterna que foi construída juntamente com a lavanderia e banheiro no ano de 1945.
        Com o passar dos anos Augusto Kliemann Filho Sobrinho e sua esposa foram ficando velhos e com eles passaram a morar após casados Viru Kliemann e Lourdes Otília Kliemann.
        Outro fato curioso é que por mais alto que esteja localizada a casa, ainda foi possível encontrar água com a construção de um poço. O que acontece é que essa água era muito “saloba” e quase imprópria para o consumo.
        Antigamente na propriedade havia cancha de carreira, criação de cavalos de raça, criação de gado, criação de ovelhas e criação de porcos. O maior porco da história da propriedade pesou mais de 600 Kg. Também havia um muro de pedras construído por Viru Kliemann e que foi desmanchado. 
    Augusto Baumgratz
    Diretor Adjunto de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer
    Prefeitura de Mato Queimado - RS

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Casa de Pedras da Família Kliemann
Mato Queimado, RS
Distrito Pontão do Ijuí, Arroio Aruqua, 8 km da cidade.
Telefone: (55) 3613-8184

Formulário para contato