Detalhes do Site

Praça da Lagoa São Borja



    Centralizada entre as ruas Coronel Lago, General Serafim Dornelles Vargas, General João Manoel e Travessa General Lima localiza-se a Praça Marcírio Goulart Loureiro. Não há registros da sua data de fundação. 
    Procurada como local de lazer, a praça serve de ponto de encontros. Para as crianças há brinquedos públicos como escorregador, balanços e gangorras. Os adultos encontram tranqüilidade no ambiente e uma bela paisagem para mateadas em família e descontração. 
    Boa parte da praça é ocupada por dois reservatórios de água ligados, onde vivem cágados, animal da família das tartarugas, e por isso ela é chamada e conhecida como Praça da Lagoa. Mais imagens da Praça da Lagoa.
    História
    Cenário de invasões argentinas, nascente de água potável e de descanso de tropa, o lugar onde hoje vemos balanços, bancos, árvores, jardins e lagoa artificial, já foi uma das três fontes de água nos tempos em que São Borja não era cidade e sim apenas um povoado.
    Tropeiros também costumavam concentrar-se no local para beber água e descansar do trabalho. Por volta de 1817 a praça era palco de uma importante invasão do exercito missioneiro argentino com o comando de um sãoborjense, filho de uma índia com um espanhol e adotado por José Artigas, general argentino. Seu nome era Andrezito Artigas, chefe do exercito missioneiro, que com gana de expandir território resolveu invadir sua terra natal.
    Em 1970, a praça passou a ser chamada, Praça Deputado Marcírio Goulart Loureiro, pois ele havia falecido recentemente e tido ocupado cargos públicos como vereador, prefeito de São Borja e logo depois Deputado Estadual.
    A praça permanece com esse nome até hoje, mas são poucos os sãoborjenses que a reconhecem assim. A “Praça da Lagoa” hoje é um dos principais dos pontos turísticos de São Borja, e mais do que uma simples praça, é o local onde São Borja nasceu.

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Praça da Lagoa São Borja
São Borja, RS
Centralizada entre as ruas Coronel Lago, General Serafim Dornelles Vargas, General João Manoel e Travessa General Lima.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato