Notícias

07/02/2019 16:30


Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú 2018

          O Mérito homenageia personalidades que representam a Credibilidade, Educação e Patriotismo desta terra onde viveu Sepé Tiarajú, São Luiz Gonzaga, que no brado em defesa de seus ideais  “Esta Terra Tem Dono,  Co Yvy Oguereco Yara” semeou o Espírito Missioneiro que envolve e fertiliza este “Torrão Gaúcho” de criatividade materializando em artes e personalidades um verdadeiro brasão de dignidade e merecimento, Missões Berço de Troncos.
          Diante da pintura “Guerra Guaranítica" de autoria do artista Arno Schleder, no Salão Nobre Paço Municipal Sepé Tiaraú  realizou-se uma cerimonia simples, mas carregada de valores imateriais como currículo de vida, humildade e depoimentos históricos, dos homenageados verdadeiras obras de arte em brilho, palavras e sentimentos que contagiou a todos os presentes. 
Como abertura Sr. Orci Machado declama a pajada  “Cacique São – Luizense” acompanhado Do violonista Inácio Dias.
          Havia um sentimento em comum, eram todos privilegiados em comungar deste momento simbolizado na “Comenda Sepé Tiarajú. 
          Dia 7 de fevereiro 1756 é lembrado pela morte de Sepé e em homenagem a este herói brasileiro é homenageado pessoas que com seus atos e obras nos servem de exemplo, sinuelo, de Educação, Credibilidade e Continuidade nos seus segmentos. Recepcionados pelo prefeito Sidnei Brondani que fez questão de ressaltar 
          _”Todos estamos de passagem, mas nosso legado, nossos atos e obras são o que podemos deixar de herança para as próximas gerações, dês de Sepé a quase 400 anos esta cidade e seus cidadãos participa ativamente marcando e construindo a história deste país, sempre tivemos postura, visão e criatividade diante da história e herança dos que nos trouxeram até aqui, não é à toa Chomisco que somos de São Luiz Gonzaga!
          Medalha confeccionada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro.
Os agraciados foram:
1 -Presidente do Instituto Histórico Geográfico de São Luiz Gonzaga, a Professora e Historiadora, Ana Olivia  Nascimento.
2 -Escritora Danci Ramos.
3 -Idealizador do Projeto da Honraria Comenda Sepé Tiarajú em sua Ultima Gestão em 2004, Jauri Gomes De Oliveira.
4 -Escritor, Compositor e Radialista Julio Fontela.( Por motivo doença não pode comparecer, representado Pelo Radialista Luiz Oneide Nonemacher)
5 -Músico e Compositor Luiz Carlos Borges.
6 -Desenhista, Cartunista e Escritor- Sávio Moura
          O Pref. Sidney Brondani fez a entrega da Medalha Sepe Tiaraju criada em 2018 aos homenageados de 2004.
1 -O Músico e Compositor Jorge Guedes
2 -A Artísta Plástica, Arquiteta E Urbanista Marcia Bastos 
3 -Escultor Vinícios Ribeiro 
4 -O Músico E Compositor Xirú Missioneiro
5 -A Professora de Dança e Coreografa Lisia Di Primo
6 -O Músico E Compositor Pedro Ortaça.
          Alguns agraciados ao receber o Certificado e a Comenda declararam:
          Danci Caetano Ramos, escritora, _”Só a educação e atos que contaminam, exemplificam como este podem blindar e semear nossa cultura, toda a cultura não praticada se esvai, acaba”. 
         Sávio Moura, cartunista, _”Tudo e toda a forma de expressão é válida, temos de valorizar o que semeamos pois todos estamos colhendo frutos de nosso suor, por mais voltas que a vida dá, por mais longe que meu trabalho me leve mais me orgulho da minha origem e da minha cidade”.
          Jauri Gomes de Oliveira, ex-prefeito municipal, _”Está comenda banhada pela arte do escultor Vinícius Ribeiro, carregada do Espírito Missioneiro, honrando o nome de Sepé Tiarajú me entregue pelo prefeito Sidnei é um grande símbolo de como se derruba muros e se constrói pontes, me comovo e me enche de orgulho de participar deste momento”! 
         Anna Olívia do Nascimento, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, _”Poucas pessoas tem o privilégio como nós de, em vida, ter recebido uma homenagem ungida pelo nome de Sepé Tiarajú, meu certificado será doado para nosso museu, tem tanto valor que este regalo é um patrimônio de nossa comunidade”. 
         Luiz Carlos Borges Musico e Compositor –“Me enche de orgulho este reconhecimento, sempre vi nos valores do espirito missioneiro, que tem no seu filho mais ilustre a figura de um bravo, índio, homem simples e rustico, mas um bravo, um palanque, nestas terras missioneiras santo de casa faz milagre, divido com meu filho Gregório esta honra, a Comenda Sepé Tiarajú é um tesouro que deve ser passado as futuras gerações como elo entre as dimensões de passado e futuros de tudo o que acreditamos.
          Jorge Guedes _” Não é 400 anos de uma história, são 400 anos de histórias, Sepé nosso irmão mais ilustre, correu nestas pradarias onde meus filhos e netos hão de correr, grandes homens como Jayme, Noel, Maycá, Ortaça, Xirú, Borges, Mano e tantos outros deram sua voz para cantar nossos costumes e sentimentos, artistas como o Arno e Vínicos, Políticos como Pinheiro Machado. Minha origem Guarany e agora carregar esta honraria me enobrece, muito mais entre estes pares, esta comenda acompanhara a cruz que carrego no peito dada vez mais  conservo as baldas que tenho e me orgulho de onde venho!
          Vinícius Ribeiro _”A soma do potencial de todos é que vejo retratada a história de Sepé, nos jovens aqui presente, na confraternização de esforços para fazer desta terra a capital cada vez mais digna de sua história, somos frutos do que semeamos, de como vemos a vida acredito que seja essa a visão que Sepé teve ao lutar por esta terra”.
          Compareceram no evento familiar do artista plástico Arno Schleder, Pres. Poder Legislativo Reni Rodrigues Lopes,  ex-governador Olívio e sua esposa, Presidente Associação Autores São-Luizenses – ASAS, Solange Batirola e diversas autoridades nominadas no protocolo. (Clique)
          Xiru Missioneiro agraciado em 2004 mandou avisar que por motivos de trabalho não poderia comparecer, mas se sente honrado como sempre de ser de São Luiz Gonzaga e assem que regressar quer receber a Comenda Sepé Tiarajú.
          COMENDA SEPÉ TIARAJU:
          Em 07 de fevereiro de 2018, completam 262 anos da morte do herói missioneiro Sepé Tiaraju, morto em batalha durante a Guerra Guaranítica.
          Sepé Tiaraju foi um símbolo guarany missioneiro de resistência! Foi declarado herói rio-grandense pela lei estadual nº12.366 de 03 novembro 2005 e seu nome foi incluído no Panteão da Pátria e da Liberdade como herói nacional através da lei federal nº 12.032 de 21 de setembro de 2009.
          Assim,  para  manter viva a memória do herói missioneiro e homenagear cidadãos que realizam um trabalho em prol do município, foi criada a “Comenda Sepé Tiaraju”.
          A honraria foi instituída em 2004, na gestão de Jauri Gomes de Oliveira, por meio do decreto número 2.399, a qual está sendo retomada neste ano de 2018 pela administração atual.
O Evento teve a colaboração e apoio de Cometa Plaza Hotel e Loja Cometa
Vídeo: Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú 
Site: Comenda Sepé Tiarajú
Mais imagens Entrega da Comenda Sepé Tiarajú 
Notícia: Comenda Sepé Tiarajú uma Honra Missioneira

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...