Detalhes do Site

Santo Padre Jesuíta Francisco de Borja



    Nasceu em 28 de outubro de 1510 e morreu em 30 de setembro 1572 viveu 62 anos.
    Suas imagens veem acompanhadas na maioria das vezes por um crânio humano.
    Francisco de Borja e Aragão, espanhol, 4º duque de Gandia, exerceu o cargo de Vice-rei da Catalunha. (de família de Nobres e Papas).
    Sempre foi muito piedoso e desejou tornar-se monge, sua família porém com ajuda do imperador Carlos V casando-o com a nobre portuguesa: Eleonor de Castro Melo e Menezes, com a qual teve oito filhos: Carlos, Isabel, João, Álvaro, Fernando, Afonso, Joana e Dorotéia.
    Nobre e considerado " O grande de Espanha", em 1539 escoltou o corpo da imperatriz Isabel de Portugal à sua tumba em Granada na Espanha. Se diz que, quando viu o efeito da morte sobre o corpo daquela que tinha sido uma bela imperatriz decidiu "nunca mais servir a um senhor que me possa morrer". 
    Ainda jovem foi nomeado vice-rei da Catalunha, província que administrou com grande eficiência. Quando seu pai morreu, recebeu por herança o título de Duque de Gandía, então se retirou para a sua terra natal e aí levaria, com sua família, uma vida entregada puramente à religião.
    Em 1546 sua esposa Eleanor morreu e Francisco decidiu entrar na recentemente fundada por Inácio de Loyola a Companhia de Jesus. 
    Renunciou aos seus títulos e riqueza em favor de seu primogênito, Carlos, o Papa lhe ofereceu o título de cardeal. Recusou, preferindo a vida de um pregador itinerante pelas Missões na América Latina.
    Seus amigos conseguiram convencê-lo a aceitar o título para aquilo que a natureza e as circunstâncias o haviam predestinado: em 1554, tornou-se Comissário Geral dos Jesuítas na Espanha, e em 1565, em Superior Geral de toda a Ordem. Foi um grande Líder e Diplomata da Companhia de Jesus impulsionando as Missões jesuítas pelo mundo. 
    Se preocupou o noviciado, as novas vocações e pessoalmente fundou o Noviciado de Sant'Andrea, no qual se formaram S. Estanislau Kostka (Santo Proteor de Mato Queimado/RS), e o pregador polonês Piotr Skarga.

  • Sobre

  • Em 1682 o Padre Francisco Garcia com mil novecentos e cinquenta homens atravessa o Rio Uruguai, fundando a primeira redução no Segundo Período no Brasil ou a primeira redução dos Sete Povos. Em sua homenagem esta redução recebe o nome de São Francisco de Borja, atual cidade de São Borja. 
    Site: Santo Padre Roque Gonzales - Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Santo Padre Afonso Rodrigues - Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Santo Padre João de Castilho Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
    Site: São Francisco Xavier, o Santo Missioneiro
    Site: São Luíz Gonzaga, Padroeiro da Juventude

    Site: Primeira Cruz de Quatro Braços
    Site: Origem da Cruz Missioneira;
    Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios;

Informações

Santo Padre Jesuíta Francisco de Borja
Outros, RS
Região das Missões.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato