Notícias

19/02/2018 20:03


Dia do Cachorro

     Porque amigos imaginários?
     Quando você tem um cachorro lambendo seu nariz e demonstrando o quanto você é importante na vida dele...
     Com cachorros, eu não aprendi apenas como é ter um animal de estimação, e sim a ter um amigo de verdade. 
     O Dia do Cachorro ou Dia dos Cães é comemorado anualmente em 4 de outubro.
     Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa.
     A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
     Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
     O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
     Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina, com o focinho sempre voltado para aquela direção.
     Lygia Fagundes Telles
     O melhor amigo do homem é o grande homenageado desta data. Os cães estão entre os animais de estimação mais queridos e populares, devido ao companheirismo e lealdade que são fortes características dos caninos.
     Na realidade, o dia 4 de outubro comemora o Dia Mundial dos Animais, porém, diversas ONG’s e instituições de proteção aos cães aproveitaram esta data para promover campanhas de conscientização contra maus-tratos e cuidados necessários aos bichos de estimação.
     Como surgiu o Dia do Cachorro?
     A origem desta data faz referência ao nascimento de São Francisco de Assis, em 4 de outubro de 1225, considerado pela Igreja Católica como o padroeiro da ecologia e protetor dos animais.
Nesta data, por norma, clubes destinados exclusivamente aos apaixonados por cães se reúnem para celebrar todo o amor que sentem por seus bichinhos.
     Instituições e ONG’s também ajudam a promover a adoção consciente e solidária de cachorros em canis, além de alertar a importância a castração para evitar o crescimento no número de cães de rua.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...