Notícias

24/04/2023 09:28


Inscrições abertas para o concurso mundial “Melhores vilas turísticas”

O Ministério do Turismo (MTur) abriu edital para selecionar municípios que serão indicados para a terceira edição do concurso mundial “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), permite a candidatura de até oito vilas rurais por cada país, função atribuída as autoridades de turismo. As inscrições estão disponíveis até o dia 23 de maio, pelo e-mail candidaturas@turismo.gov.br.

Podem se candidatar entidades públicas ou privadas, associações, pessoas físicas ou jurídicas que representem as comunidades que tenham até 15 mil habitantes, tenham atividades tradicionais relacionadas a agricultura, silvicultura, pecuária, pesca e/ou gastronomia e compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade. Atente-se a esses pré-requisitos no edital, clique AQUI e saiba mais.

“O turismo rural tem se fortalecido como uma tendência mundial, se posicionando como uma alternativa de renda e um meio de valorização histórica e cultural. Se você quer ver a sua região sendo reconhecida como um exemplo de destino de turismo rural em escala mundial, faça a sua inscrição e participe deste concurso”, destaca Daniela.

INSCRIÇÕES – Caso a inscrição seja realizada por representantes do setor privado ou terceiro setor, é necessário apontar no e-mail que a candidatura conta com a anuência da prefeitura ou do órgão oficial de turismo do município. Os documentos solicitados precisam ser preenchidos e entregues em inglês ou espanhol (para envio a OMT), e português (para análise do MTur).

O MTur leva em consideração três pilares importantes para a seleção, são eles: estar conectado digitalmente e conseguir promover seus produtos turísticos; possuir ações de base comunitária ou produções associadas ao setor; e contar com evento tradicional que receba visitação turística no calendário oficial.

Esclarecimentos e informações podem ser enviados para o mesmo endereço da candidatura.

Acesse AQUI o edital.

PRÊMIO - A iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um conjunto de metas relacionadas a temas fundamentais para o desenvolvimento humano, focados na redução de desigualdades, padrões sustentáveis de produção e de consumo e crescimento econômico inclusivo.

O objetivo do prêmio é promover e identificar aldeias, vilarejos, povoados ou cidades de pequeno porte que desenvolvam propostas inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais.

Os vencedores recebem o selo da OMT de “melhores vilas turísticas” do mundo. E proporciona reconhecimento como destino que desenvolve a preservação cultural e natural, promoção de valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

As vilas premiadas também contam com um programa de apoio da OMT e a participação em uma rede de trocas de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.

RECONHECIMENTO – O Brasil conquistou premiação na 1ª edição, realizada em 2021. A Rota Enxaimel, situado no bairro Texto Alto de Pomerode, na região do Vale do Itajaí, recebeu um selo pela atuação em defesa da preservação da cultura e tradições germânicas no Brasil.

O roteiro proporciona uma experiência imersiva no patrimônio imigratório, produtos agrícolas, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Além de passeios em parques, museus e cervejarias. Na região está registrado a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel (construção feita a partir da montagem de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila), fora da Alemanha.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...