Notícias

16/08/2018 20:40


Bossoroca, Região das Missões ganha um presente Missioneiro.

Poucas vezes temos exemplos tão completos de civismo e desprendimento, amor à terra e respeito aos que por sua obra fizeram e levaram o nome das Missões há um mundo sem fronteiras. A Confraria do Icamaquã mobilizou-se durante meses e foi, passo a passo, construindo uma obra que é de todos e em breve ira marcar os roteiros turísticos da região das Missões.
O Monumentoa Noel Guarany alterou as características da cidade e mexe com a auto-estima de toda a Região Missioneira. Mas os futuros projetos que se asomam a este monumento tem uma base impar, visionária, como a arte de Noel Guarany, o que se faz pelo bem de todos, por amor, por vocação, pega rumos e colheitas infinitas, dignas e provam materialmente que o Turismo, Cultura e Educação é o melhor investimento. Parabéns à Confraria do Icamaquã e Bossoroca por este presente de seus filhos. 
Esta entidade cultural bossoroquense, que teve como presidente por dois mandatos o confrade Afrânio Marchi e na atualidade o confrade é João Antunes, iniciou a Campanha Pró-Construção do Monumento a Noel Guarany em 2015, onde a idéia inicial partiu do confrade Vasco Rodrigues e foi aprovada por unanimidade pelos membros desta confraria que possui um grupo daqueles “flor de bueno” onde a obra naquela ocasião ultrapassou a cifra dos  R$ 118.000,00 (cento e dezoito mil reais) de custo e nenhum dinheiro o público foi colocado no local. Afixado à base do monumento consta, em placas de metal, o nome de todos os colaboradores, o nome dos componentes da Confraria na época e a biografia de Noel Guarany. Todo o recurso financeiro investido veio de doações de pessoas amigas da obra imortal de Noel Guarany e amigas da Confraria do Icamaquã, sendo isto mais um fator louvável aos guerreiros membros da Confraria!
Em 7 de novembro de 2015, com a presença da esposa Neidi e sua filha Laura Guarany, autoridades, confrades e a população, assim, foi aberta ao público a Praça de Noél Guarany e durante todo o dia artistas, músicos e payadores prestaram homenagens ao nosso tronco missioneiro. Dia lindo, bravo e memorável e que se solte um grito do sapucay à Confraria do Icamaquã!

Uma escultura que, juntamente com o pedestal, ultrapassou sete metros de altura e colocada na entrada da cidade de Bossoroca – RS no recinto onde antigamente foi um Porto Seco em Bossoroca quando, para aquele local, vinham milhares de cabeça de gado para, dali, ser enviadas pelo trem maria fumaça para os abatedouros em Rosário do Sul e Santana do Livramento. A estátua foi confeccionada manualmente em concreto armado pelo destacado escultor Vinícius Ribeiro que também foi o idealizador e construtor da estátua de Jayme Caetano Braun na vizinha cidade de São Luiz Gonzaga.
Conforme relata o poeta e compositor João Antunes, ex-diretor artístico e cultural e atual presidente da Confraria do Icamaquã, “o nosso conterrâneo bossoroquense Noel Borges do Canto Fabrício da Silva ou simplesmente Noel Guarany, renomado músico, poeta, compositor, payador e intérprete, um dos Quatro Troncos Missioneiros, foi um representante fiel e autêntico da nossa arte, soube valorizar os nossos usos e costumes, a nossa identidade, cantou, levou longe e engrandeceu a nossa terra, a nossa gente e a nossa cultura e, por conta disto, tornou-se um destacado marco da música missioneira, por isso, ele é digno desta homenagem, pois a presença do monumento além de evidenciar a sua memória vai incentivar o turismo como fonte de renda e tornar ainda mais conhecida a nossa Bossoroca, que é um dos topônimos mais cantados em versos no cenário rio-grandense-do-sul,” disse.
A inauguração, naquele ano de 2015, foi inserida nas festividades do cinqüentenário de emancipação de Bossoroca, que foi criada dia 12 de outubro de 1965. No mesmo dia da inauguração a Confraria do Icamaquã fez a doação do monumento e da praça ao município de Bossoroca. O monumento é um símbolo para o Rio Grande! 
Imagens da Praça e monumento a Noel Guarany.
Projeto Monumento Noel Guarany. 

Homenagens no dia 7 de  novembro de 2015, Inauguração ao Monumento Noel Guarany.
Noticia sobre a Inalguranção do Monumento a Noel Guarany. 
Convite e programação da Inauguração Da Praça com o Monumento a Noel Guarany.
Noticia da Luta para adquirir os recursos para o Monumento.
Em São Miguel das Missões está a mobilização para ser construído um monumento a Cenair Maica.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...