Notícias

07/04/2021 19:09


Desafio pode acelerar a integração da oferta turística em Municípios

Acelerar a integração turística do Caminho dos Jesuítas da América do Sul e amparar ações de retomada das atividades turísticas na região. Este é um dos objetivos do desafio Smart Challenge. A estratégia de integração regional baseia-se no desenvolvimento do corredor turístico jesuítico, que inclui 55 sítios do patrimônio jesuítico, dos quais 19 são declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A ação teve início no dia 25 de março e é promovida pelo Ministério do Turismo brasileiro e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), além de autoridades de turismo de outros quatro países que integram o caminho - Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Para o desafio foram destinados US$ 500 mil para a estruturação turística do roteiro multidestino.
As inscrições encontram-se abertas. Podem participar empresas que propuserem soluções inovadoras que se relacionem com os sete desafios de integração propostos: logístico/administrativos, de desenho da oferta turística, de marketing, de gestão turística, de captação de investimentos público-privados, de coordenação intersetorial e empresarial e de reativação turística pós-pandemia.
Participantes
Os candidatos ao Smart Challenge podem ser empresas de qualquer setor ou atividade, em fase de crescimento, legalmente constituídas em pelo menos um dos cinco países que integram o Caminho dos Jesuítas - Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além disso, devem ter uma proposta inovadora para acelerar a integração da oferta turística do Caminho.
Os vencedores participam do Programa de Aceleração Empresarial com uma duração de 12 semanas. Os ganhadores também recebem apoio técnico especializado para fortalecer o desempenho de seus projetos, incluindo aceleração comercial, validação de planos de viabilidade, atividades de fortalecimento e coaching, identificação de oportunidades de escalabilidade, networking com empresas e investidores.
A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estimula práticas inovadoras que fomentem a integração regional desta rota turística. O Caminho dos Jesuítas da América do Sul é uma das principais rotas turísticas sul-americanas no Brasil. O roteiro é composto por 26 Municípios do Rio Grande do Sul e engloba as ruínas de São Miguel das Missões, que foram declaradas em 1983 como sítios do Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...