Notícias

10/10/2018 17:19


O Chapéu de Santo Antônio nas Missões

Lenda urbana de Santo Antônio das Missões. 
Essa terra tem um santo de respeito, santo pra lá de amigo, mais que isso, sabe achar um sapato véio “prum” pé torto como nenhum santo no céu inteiro. Casamenteiro por demais esse tal de “Santantonho”. No oeste do Riogrande, a quem diga que a cidade de Santo Antônio das Missões é a que tem mais mulher bonita, por isso a média de casamento ou de solteiras ser tão baixa, mas Tchê, jogo a pergunta no ar, com um santo desses nomeando e de prontidão na entrada da cidade como pode dar outra “cosa”! Mas teve uma época nessa cidade que as leis da natureza falaram forte por lá. O minuano era pra lá de cortante, quando chovia, era por demais, caia granizo do tamanho de bolitas, e as secas mormacentas, abrasadoras, quando pegava chegava a secar a raiz. Tempestade vinha a balde com bordoadas de raios que costuravam teias no firmamento. E não havia açude, poço ou reza que os viventes fizessem que acalmasse o tal de tempo. Era tudo ou nada. Porém como se tudo no repente se ajeitasse, não se sabe como, algo ou alguém colocou um chapelão no amadrinhador Santo Antônio. E a cidade se aprumo com o tempo. Para isso já vai uns bons anos, décadas, ta lá nosso casamenteiro de plantão encontrasse na sombra e protegido, pelo visto agradecido. Esse santo agora está com toda a atenção pra unir o pessoal, motivo não falta, se é em torno de uma carne  de ovelha, trabalho, um bom bate papo, um pôr do sol na roda de chimarrão ou um passeio nessa terra vermelha, abençoada por Deus e guarnecida pelo padroeiro.
Tem os que acendem vela embaixo do chapéu, mas dizem que a porcentagem de casamentos no cartório da cidade aumentou e de separação diminuiu muito depois do “Chapelão” aparecer e se é pra arrumar um bom casório entre na cidade e faça um pedido junto a Igreja de Santo Antônio. Na duvida entre crenças e brincadeiras o passeio vale muito a pena, a cidade é linda e o povo faz jus ao nome “Celeiro da Hospitalidade”. 
Site: Roteiro Santo Antonio das Missões
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras
Site: Uma Janelinha do Céu nas Missões
Site: Túmulo do Santo dos Tropeiros
Site: Fazenda Itaroquem 
 
Site Museu Monsenhor Estanislau Wolski 
Site: Cemitério do Itaroquem
Vídeo: Cemitério do Itaroquem
Imagem: Cemitério do Itaroquem

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...