Notícias

06/09/2022 17:09


Conheça a Sua Aldeia - Domingo Festivo em Tuparendi

Dia 11/09/22 – Reserve esta data.

A simpática e florida cidade de TUPARENDI - “Luz de Deus” em linguagem indígena - é o próximo destino do Projeto “Conheça a Sua Aldeia” da TEKOHÁ TURISMO.
Cidade alegre, florida, muito limpa e organizada, vizinha de Santa Rosa e distante 68 km de Santo Ângelo é também conhecida como “Fronteira da Amizade” pela proximidade com a Argentina e estará em festa nos dias 10 e 11 de setembro.
E no domingo, dia 11/09, a cidade recebe turistas e convidados na sua Praça Aquiles Turra, onde acontece uma GRANDE FEIRA DE PRODUTOS LOCAIS com produtos hortifrutigranjeiros, artigos e mercadorias da agroindústria local, artesanato e muita gastronomia, principalmente embutidos, cucas, pães, bolachas, geleias e sucos diversos.
07h30min O passeio sai da Tekohá Turismo em Santo Ângelo em ônibus especial e chega a Tuparendi às 08h45 sendo recepcionado com um delicioso Café da Manhã na Padaria e Cafeteria Doçura, ponto de encontro da comunidade local.
Às 09h30min o grupo sai em pequena caminhada até a FEIRA DE PRODUTOS LOCAIS, acompanhados de um Grupo local da Etnia Italiana que fará apresentação de danças e músicas tradicionais italianas. Tempo livre para desfrutar da Feira.
Às 10h30min Passeio a pé pelo centro da cidade, em seguida em ônibus até o MOINHO MATTIAZZI, na zona rural da cidade, produtor da “melhor farinha de milho” de toda a região, confeccionada artesanalmente na pedra há décadas.   O proprietário “ama” receber visitas e ensina todo processo produtivo numa casa quase centenária, com equipamentos antigos e tradicionais, organizados e em funcionamento.
Às 11h45min saída para o SÍTIO DO PEIXE, local tradicional de almoço de toda região nos finais de semana, pela qualidade e variedade de seus produtos à base de peixes, servidos (buffet livre) ao forno e recheados, com outros pratos da culinária a base de peixe: lasanha, pastéis, filés etc.  Para outros gostos e fazendo parte do cardápio, está o churrasco de gado e porco, polenta frita, arroz branco, massas caseiras, moranga caramelizada e saladas diversas, incluindo a de batata com maionese. Ao final um buffet de sobremesa.
O local dispõe de amplo espaço para lazer de famílias com açude e brinquedos infantis.
Às 13h saída para visita a uma propriedade rural, cuja proprietária, católica praticante, organizou pessoalmente uma Trilha Eco Religiosa, algo totalmente inédito, composta por uma “via sacra” no meio da mata, junto a figuras e fatos da história cristã, representados e ambientados por bonecos feitos manualmente. A trilha é considerada muito fácil, com aproximadamente 30 minutos de duração e com vários espaços “insta gramáveis”, ideal para fotos e “selfies”.
Ao final da trilha muito espaço para se admirar a natureza do lugar e possibilidades para um Café Colonial ou picnic.
Às 14h30 saída para Cinquentenário, distrito do Município de Tuparendi, com pouco mais de mil habitantes de origem italiana. Visita a Igreja Nossa Senhora da Saúde e a Gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lurdes.
Este local recebe turistas das cidades próximas e também da Argentina, motivados pela fé e pela tranquilidade espiritual que o espaço proporciona. A comunidade costuma organizar festas típicas, com cafés coloniais e filós que resgata receitas de seus antepassados.
Às 16h visita ao FREE SHOPP de Porto Mauá para conhecer seus produtos como eletrônicos, roupas, perfumes, comidas e bebidas nacionais e estrangeiras. Produtos 100% originais de impostos e por isso com preços mais acessíveis.
Às 17h visita a VINÍCOLA BIN, propriedade modesta, produz os vinhos artesanais mais requisitados da fronteira noroeste. A produção é comercializada em sua totalidade por turistas em viagem e pessoal da região.  O atendimento é feito pelo casal de proprietários e a autenticidade do local é experienciada por todos.  Na visita haverá degustação gratuita de vinhos, acompanhados de queijos, pães e salame colonial.
Às 18h regresso a Santo Ângelo. Chegada às 19h.
VALORES com base em 25 pagantes
Valor por pessoa conforme roteiro acima                                                  R$ 190,00
Valor sem café da manhã e transporte por conta do participante             R$   95,00
Condições pagamento 50% na inscrição e restante até o dia da realização do roteiro.
Obs. Cancelamento:  Até 3 dias antes da realização do roteiro, se cancelar a participação será devolvido o valor já pago integralmente. Desistência até 24h antes do horário de saída, perda de 50% o valor total do roteiro, ou pode substituir para outra pessoa. Não comparecimento na hora de embarque pagamento total do roteiro, sem ressarcimento. 
Informações:  www.tekohatour.com  - instagram e face: tekohaaldeiaparatodos  -  What: 55 99632:2145

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...