Notícias

19/07/2018 16:17


Dia Mundial de Dança Circular nas Missões

No dia 15 de julho de 2018 às 10:30 da manhã na frente da Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo, o Grupo Roda Viva Danças Circulares participou do dia Mundial das Danças Circulares com aproximadamente setenta mulheres numa vivência com muita harmonia, respeito, paz, amor e alegria, onde movimentavam-se juntas contraindo-se e expandindo-se em relação ao centro de mãos dadas, com os corações pulsando em um só ritmo.
Ao nos sincronizarmos com o movimento mundial das Danças Circulares nos conectamos com o coração da Terra e compartilhamos nosso amor com todos os seres; exercitamos nosso senso de solidariedade, desenvolvemos a percepção; a cooperação; tolerância com as diferenças e com o próprio não saber; superação de desafios e limites pessoais melhorando nossa autoestima e desabrochando novos potenciais.
 As Danças Circulares é um Projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo/RS, coordenado e realizado pelas Focalizadoras Cristiane Forgiarini de Moraes e Leonice Stroschon, atualmente os bairros Aliança, Olavo Reis, Dido, Subuski, Nova, Ditz e Cristal estão sendo contemplados. Para participar da dança é só ir aos locais.
Segundas-Feiras - Salão Paroquial do Bairro Aliança – 14h30min às 15h30min; e Núcleo Comunitário do Bairro Olavo Reis – 16 às 17 horas
Terças-Feiras - Núcleo Comunitário do Bairro Nova – 14h30min às 15h30min; Salão Paroquial do Bairro Cristal – 16 às 17 horas; e Salão Paroquial do Bairro Dido – 17h15min às 18h15min 
Quintas-Feiras - Salão Paroquial do Bairro Ditz – 14h30min às 15h30min; e Salão Paroquial do Bairro Subuski – 16 às 17 horas.
Conforme Aline Basso no município de Santo Ângelo, as práticas integrativas e complementares começaram a ser desenvolvidas no SUS no ano de 2015, com a vivencia da dança circular. Em 2017 houve a preocupação de se expandir e normatizar outras praticas integrativas. Deste modo criou-se um núcleo para discussão e inserção de novas terapias na rede de Atenção Básica. Neste ano foi implantado em 2 unidades de Saúde da Família – ESF Nova e EFS São Carlos (projeto piloto) a pratica de auriculoterapia. A shantala, a dança circular e a meditação são praticas coletivas que estão disponíveis nas unidades de Estratégia de Saúde da família. Outro enfoque tem sido as plantas medicinais, seu uso, e posterior implantação de hortos medicinais nas unidades básicas de atenção em saúde. Neste semestre esta prevista a implantação da Terapia Reiki. 
Todas as práticas estão sendo desenvolvidas por profissionais da saúde com formação em PICs e que compõem o quadro de servidores do município. 
É importante frisar que a politica das PICs tem como objetivo ajudar na prevenção de agravos, na promoção e recuperação da saúde, ofertando um  cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, estimulando os usuários a sentirem-se coautores do seu processo de cura, responsáveis pela sua própria saúde;
Ricardo Kemper 
Fone/Watss (55) 99101-8557  
ricardokp@yahoo.com.br 
Dia Mundial de Dança Circular nas Missões 
PATINAÇÃO ARTÍSTICA EM SANTO ÂNGELO???
França x Croácia 
Galo Elite Empata e Classifica o Fantasma Farroupilha

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...