Notícias

24/05/2018 10:18


0023 Informes do Mato Queimado 24/05/18

FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL E VOLEIBOL MISTO SERÁ NO DIA 31 DE MAIO 
     O Campeonato Municipal de Futsal 12ª Edição e Voleibol Misto 1ª edição chega a sua Final depois de 8 rodadas de jogos e participação de mais de 180 atletas nas diversas categorias disputadas.
O campeonato que iniciou no dia 10 de março e esteve acontecendo no Ginásio Municipal de Esportes, contou com 4 equipes na categoria Voleibol Misto (que esteve na sua 1ª edição) teve 4 equipes na categoria Infantil, 4 equipes na categoria Veteranos e 7 equipes na categoria livre.
A data da final do campeonato é dia 31 de maio (feriado) com início as 18h00min onde os jogos serão os seguintes:
 FINAL (18h00min)
Categoria Equipe Placar Equipe
Vôlei CMD Caibaté X Vôleimania B
Infantil CMD Caibaté B X  Escolinha Mato Queimado
Veterano CMD Caibaté X Quinta-feira
3 e 4º Livre Ferraria Fengler X Comercial Mato Queimado
Final Livre Restaurante e Lotérica M.Q. X Quinta-feira
        Desde já agradecemos a todos as equipes participantes e desejamos bons jogos a todos! 
 
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL 16 DE ABRIL ESTÁ COM LIVROS NOVOS
Com intuito de renovar e atualizar o acervo da Biblioteca Pública Municipal 16 de abril, foram adquiridos novos livros. Estão à disposição livros infantis de autores renomados como Érico Veríssimo e Mário Quintana, bem como, livros da coleção paradidáticos que tratam de assuntos voltados para problemas sociais dos dias de hoje
Para o público adulto, chegaram livros de autores como: Zibia Gasparetto, Lucinda Riley, Clarice Lispector, John Green (Autor de “A culpa é das Estrelas” e “Tartarugas até lá embaixo”), Mônica de Castro, Dan Brow, Daniel Kraws com o livro “A Forma da àgua” (cujo filme ganhou o Oscar 2018), Augusto Cury, Ken Follett e Mith Albom.
Também foram adquiridos livros de Sergio Venturini, Professor, Historiador e escritor missioneiro. Os livros estarão à disposição nas escolas do município, a fim de possibilitar o conhecimento de nossa região missioneira a todos os alunos do município.
(FOTOS 1, 2 e 3)
 
REUNIÃO DO DETUR
Na manhã Do dia 15/05 o secretário de cultura, esporte, turismo e lazer, Augusto Baumgratz esteve em São Borja participando da reunião do DETUR (Departamento do Turismo da Fundação dos Municípios das Missões).
Esteve participando do evento o prefeito de São Borja Eduardo Bonotto, prefeito de Caibaté Amauri Pires da Silva, prefeito de São Nicolau Ricardo Klein, prefeito de Rolador e presidente da AMM Paulo Peixoto. Estiveram presentes ainda os secretários Municipais de turismo da região da AMM e representantes do setor privado.
(FOTO 4)
 
MARCHA DOS PREFEITOS A BRASÍLIA
Nesta semana o prefeito Orlando Thomas está em Brasília participando da XXI Marcha dos Prefeitos. 
Na tarde do dia 22 de maio, os prefeitos estiveram em audiência com o ministro do transporte Valter Casimiro, onde a pauta foi a ponte internacional de Porto Xavier.
(FOTO 5)
 
DECRETO Nº 1.865/18 DE 18 DE MAIO DE 2018
Decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais do município de Mato Queimado, dia 01 de Junho de 2018, considerando o feriado nacional de Corpus Christi.
Permanecem inalterados os sistemas de plantões pré determinados para os atendimentos de urgência/emergência nas Secretarias de Saúde e Infraestrutura.
 
MUNICIPIO REALIZA LEILÃO
Aconteceu na terça-feira, dia 22 de maio, o Leilão de bens e imóveis da Prefeitura de Mato Queimado. Dos 4 itens que foram apresentados, 3 foram comercializados, inclusive o Imóvel Urbano que foi vendido pelo lance de 75 mil reais. No momento se aguarda o prazo legal para transferir o imóvel ao comprador Sr. Jair Schmidt.
O valor total arrecadado foi de R$ 75.600,00, recurso esse que será utilizado para novos investimentos.  
 
REUNIÃO DA RAE
No dia 21 de maio, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, reuniu-se a Comissão da RAE- Rede de Apoio as Escolas. Foi abordado diversos assuntos em especial, Ficha FICAI, alunos infrequentes e alunos que estão sendo acompanhados pela psicóloga e que necessitam de um atendimento individualizado. A Comissão está representada pelas Diretoras das Escolas Municipais e Estaduais, CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar. Agradecemos a todos pela participação e pelo trabalho e dedicação na RAE.
(FOTO 6)
 
REUNIÃO DO FUNDEB
No dia 22 de maio realizou-se reunião com os Conselheiros do FUNDEB onde apresentou-se a prestação de contas do mês de abril. A mesma foi analisada e posteriormente aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes. A próxima reunião será no mês de junho com data ainda a ser divulgada.
(FOTO 7)
 
DIA DO DESAFIO ACONTECERÁ EM MATO QUEIMADO NO DIA 30 DE MAIO
Se realizará no dia 30 de maio de 2018, mais uma edição do DIA DO DESAFIO, que acontece a cada ano no mundo todo.
O objetivo do Dia do Desafio é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.
Nesse ano e por três anos consecutivos Mato Queimado irá enfrentar a cidade de Capivari do Sul/RS. No dia 22 de maio, a coordenação local do Dia do Desafio esteve nas escolas entregando material de divulgação do Dia do Desafio.
Esperamos todos no dia 30 de maio. Se as condições climáticas permitirem estaremos disponibilizando os aparelhos da academia pública municipal junto à praça 24 de março para quem quiser participar nos seguintes horários: Manhã 9h30min as 11h30min e na parte da Tarde: 14h00min as 16h00min
As pessoas que participarem estarão concorrendo a brindes.
 
GRUPO DE DANÇAS ALEMÃ FRÖHLICHKEIT PARTICIPA DA 15ª POLFEST INTERNACIONAL
Será nesse fim de semana, de 24 a 27 de maio, a 15ª POLFEST INTERNACIONAL, Festa Típica Polonesa em Guarani das Missões. O Grupo de danças alemã Fröhlichkeit irá participar da tarde cultural com o grupo Infanto Juvenil, onde na oportunidade estarão se apresentando os demais grupos de danças como o Ballet Nasza Mala Polska de Oberá/AR, Ballet Ucraniano Roksolana/AR, além de grupos de Guarani das Missões e outros. 
Além desta apresentação, o Grupo de Danças Alemã participa a cada ano das Edições do Kinderfest, o encontro Estadual de Danças, que nesse ano acontecerá na cidade de Caibaté, no dia 19 de agosto e também em ocasiões em que é convidado.
O grupo de Danças Étnicas Alemã FRÖHLICHKEIT agradece a Comissão organizadora da POLFEST pelo convite e parabeniza desde já o povo Guaraniense pela bela festa.
 
MUNICÍPIO ADQUIRE LIVROS DA HISTÓRIA MISSIONEIRA E REPASSA AS ESCOLAS
O Prefeito Orlando Thomas esteve anunciando no dia 05 de maio, junto Cavalgada dos Santos Mártires (que passou pela comunidade da Rondinha), a aquisição de livros do professor, historiador e escritor Sergio Venturini.
Foi feita a aquisição de uma coleção de livros para cada escola, afim de possibilitar o conhecimento dos nossos alunos e munícipes sobre a nossa região missioneira.
Os livros são: “Inhacurutum e os Guaranis no Território Missões”, “O Índio nas Missões Antes, Durante e Depois das Missões”, “Sergio Ramos, bandido na Argentina, Mocinho no Brasil” e “Nas pegadas de Roque Gonzáles Caminhando”.
Os livros foram entregues na última terça-feira, dia 22 de maio. Desejamos aos alunos uma boa leitura!
UNIÃO DA COMISSÃO DE VEREAORES PRÓ 3ª IDADE TEM REFILIAÇÃO DE CLUBES DA REGIONAL 4, LANÇAMENTO DO PROJETO AMBIENTAL 2018 E APRESENTA A LEGISLAÇÃO FISCAL DE CLUBES E ASSOCIAÇÕES
Com a presença de representantes de Comissões de Vereadores pró 3ª Idade e representantes de Clubes e Associações de terceira idade de 18 Municípios, a FECTIRGS promoveu na noite do dia 22 de Maio na sede da AMM em Cerro Largo, apesar do frio, uma produtiva reunião de trabalho com uma pauta voltada à discutir ações voltadas aos Idosos em suas comunidades. Após a abertura que teve os pronunciamentos do presidente Afonso Kotz e da vice presidente da Comissão Vereadora Ires Dalla Barba, aconteceu a primeira oficina de esclarecimentos através do auditor Marcos Timm, chefe do Centro de Atendimento da Receita Federal de Santo Angelo que abordou com muita propriedade as obrigações fiscais de clubes e associações legalmente constituídos perante o fisco e as implicações na alimentação de sistemas de fiscalização de detentores de CNPJs. Esse tema gerou uma ampla discussão e serviu para orientar os clubes quanto a real necessidade de manter um CNPJ e as implicações em alimentar sistemas bancários quando for pessoa física. 
Esse tema abriu uma das pautas que será discutida pela Comissão de Trabalho Caminhos e Rumos do Movimento, onde a orientação é de que os clubes aguardem alguns meses antes de uma tomada de decisão afim de receber orientação segura de procedimento. Após aconteceu o ato de refiliação de clubes da regional 4 composta pelos clubes de Pirapó, Dezesseis de Novembro e São Nicolau, onde o vereador Clóvis Rambo se pronunciou em nome do presidente Nereu e dos demais, solicitando apoio da federação e pedindo a revisão da área geográfica das regionais para facilitar a participação, assim como agradeceu ao trabalho da Federação junto aos clubes e associações. 
Na sequência, o Coordenador de projetos Orcelei Dalla Barba apresentou o lançamento do Projeto Ambiental 2018, onde o eixo terá duas ações principais: A confecção de material de divulgação (adesivos e canetas) já distribuídos na noite e a orientação de que Clubes e Associações busquem apresentar uma ação coletiva em sua comunidade, tendo como sugestão limpeza de espaços públicos que podem ser cemitérios, ginásios, praças ou outras a critério de cada clube. Na sequência foi alertado aos presentes sobre a importância de participarem das audiências públicas em suas comunidades para discussão sobre as ações pró idosos a serem inclusas na LDO para 2019 nos Municípios. 
Na parte final da reunião o presidente da Comissão de Trabalho da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa e coordenador de trabalho do Movimento Caminhos e Rumos do movimento social que promove estudo sobre os rumos do movimento para a próxima década, José Renato Scherer discorreu sobre os trabalhos desenvolvidos e os próximos movimentos, bem como tratou sobre os trabalhos na Frente Parlamentar, abordou a necessidade de realização das Conferencias Municipais de Idosos entre Julho deste ano a março de 2019, assim como tratou do tema da importância de reativar ou implantar os Conselhos Municipais de Idosos nos Municípios, fazendo menção que na data de 04 de Julho acontece um grande evento promovido pela FECTRIGS aos Conselhos Municipais da região em Salvador das Missões com a presença de técnicos e diretoria do Conselho Estadual. A reunião foi encerrada pelo presidente que agradeceu a participação de todos. De Mato Queimado participaram as vereadoras Liane Schlotfeldt e Ires Dalla Barba.
Fonte: Orcelei Dalla Barba
 
MUNICÍPIO ADERE AO MOVIMENTO NACIONAL DE MUNICÍPIOS
Com o advento da Marcha Nacional de Prefeitos á Brasília, que ocorreu durante a semana, e por orientação da AMM e da FAMURS o Município de Mato Queimado através do Prefeito em exercício expediu Decreto de mobilização e expediente interno nesta sexta feira 25 de Maio. A paralisação tem como objetivo demonstrar a unidade dos Municípios em defesa de expedientes comuns e participar de mobilizações que buscam alternativas de políticas públicas em benefício da sociedade em geral. Assim nesta sexta feira o expediente será interno na Administração, obras e saúde, com funcionamento normal em escolas, encaminhamentos e procedimentos de saúde além de plantões nas áreas de saúde e infra estrutura.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...