Notícias

20/12/2017 20:14


AMM Celebra Um Ano de União e Conquistas

      Na manhã de quarta-feira (20), na sede da Associação dos Municípios das Missões AMM em Cerro Largo, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, primeiras-damas, gestores de turismo, representantes da iniciativa privada e imprensa regional se reuniram na última assembleia do ano da AMM/Funmissões. Em pauta, atividades realizadas neste ano, quando assumiu a atual diretoria da entidade, presidida pelo prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, bem omo o planejamento de ações para 2018.
      O município anfitrião foi Dezesseis de Novembro, que optou pela realização dos trabalhos na sede da Associação. O prefeito Ademir Mico Gonzato destacou a mobilização de todos os prefeitos missioneiros para consolidar pleitos locais e regionais. "Os problemas enfrentados pelas administrações municipais são praticamente os mesmos, a diferença é que os gestores municipais trabalham unidos pelo desenvolvimento de suas comunidades", destacou Ademir Mico Gonzato, prefeito de Dezesseis de Novembro, salientando a atuação efetiva do dirigente da AMM. "É muito importante podermos contar com um líder capacitado e articulado como Brasil Antonio Sartori", reconheceu Gonzato.
De maneira igualitária, Brasil Antonio Sartori evidenciou que a marca desta gestão da Associação dos Municípios das Missões tem sido a união. "Estivemos a frente da concretização de muitas lutas em diferentes setores. A principal delas foi a mobilização da AMM, em conjunto com a ALM, Amuplam, bancada gaúcha, empresários e outras lideranças das Missões pela viabilização dos recursos para a construção da ponte Porto Xavier/San Javier", ressaltou Sartori.
Sobre o assunto, conforme explanou Sartori, o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser e o vice-presidente da AMM, Paulo Peixoto, o colegiado de prefeitos segue unido e trabalhando no anteprojeto da ponte, junto ao Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). "A AMM tem atuado de forma efetiva, desde a conquista dos recursos de emenda impositiva de bancada. Na medida em que obtermos avanços sobre esta e outras iniciativas estratégicas, estaremos divulgando pela imprensa da Associação dos Municípios das Missões", pontuou Sartori.
Diretor do Detur/Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein e equipe, fez um relato das atividades como a participação em eventos regionais, estaduais e internacionais, reuniões com autoridades e empresários para expandir o destino Missões, projetos missioneiros que deverão ser contemplados com o programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento, projeto de sinalização turística regional, entre outras relevantes ações para o fortalecimento do turismo dos 26 municípios da região.
Ricardo Klein também convidou a todos os presentes para a solenidade de recepção à imagem do Santo Padroeiro São Nicolau, que acontecerá na noite do próximo dia 22, sexta-feira. A programação terá início às 19 horas com a carreata saindo do pórtico e percorrendo as ruas da cidade, seguida da bênção em frente à igreja Matriz, às 20 horas.
Assessor jurídico da AMM/Funmissões, Gladimir Chiele prestou relevantes orientações quanto ao novo enquadramento jurídico da Fundação dos Municípios das Missões, que passará atender requisições do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Após a reunião, foi entregue pelo presidente da AMM e pela presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara de Aguiar Sartori, uma lembrança de Natal aos prefeitos, primeiras-damas e motoristas. Também o prefeito Ademir Gonzato e a primeira-dama de Dezesseis de Novembro, Denise Maciel presentearam os prefeitos e primeiras-damas da AMM. Na sequência, teve o almoço de confraternização no CTG Porteira das Missões.
A próxima assembleia da AMM/Funmissões será no dia 23 de março de 2018 com a eleição da nova diretoria, quando será apresentado o balanço de todas as atividades da Associação dos Municípios das Missões e da Fundação dos Municípios das Missões. Mas, até lá, poderão ocorrer reuniões extraordinárias da diretoria em virtude das demandas que estão em andamento.
Veja mais fotos na página da AMM no facebook
Karin Schmidt
Associação dos Municípios das Missões AMM

Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
55-98428 9946 - WhatsApp

Região das Missões, 26 municípios a integram e assim a Associação dos Municípios das Missões AMM.
Bossoroca
Caibaté
Cerro Largo
Dezesseis de Novembro
Entre-Ijuís
Eugênio de Castro
GarruchosGiruá
Guarani das Missões
Mato Queimado
PirapóPorto Xavier
Rolador
Roque Gonzales
Salvador das Missões
Santo Ângelo
Santo Antônio das Missões
São BorjaSão Luiz Gonzaga
São Miguel das Missões
São Nicolau
São Paulo das Missões
São Pedro do Butiá
Sete de Setembro
Ubiretama
Vitória das Missões.
Esse ideal é uma das heranças dos fundadores dos municípios missioneiros que, com a ajuda dos padres jesuítas, implantaram um modelo de desenvolvimento embasado na educação e na promoção da valorização humana. 
Vídeo: Região das Missões - Noroeste Gaúcho 
Vídeo: Fronteira Oeste Rio Grande do Sul

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...