Detalhes do Site

Salto Roncador - Rio Uruguai - Porto Vera Cruz



    O Salto do Roncador é uma formação geográfica localizada no Rio Uruguai, sendo um dos principais pontos turísticos de Porto Vera Cruz, na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com o município argentino de Panambí, na província de Misiones. 

    Este salto tem início no lado brasileiro e se estende por 1,8 quilômetros em direção ao país vizinho.  Essa queda d'água é uma corredeira onde o rio apresenta uma mudança significativa em sua elevação, criando uma área com maior agitação na água. Locais como o Salto do Roncador, que possuem corredeiras, costumam ser pontos de interesse para aqueles que apreciam turismo de aventura, como rafting e caiaque, além de oferecerem paisagens naturais deslumbrantes. Todos os anos, em época de veraneio, centenas de turistas e visitantes passam pelo local.

    Durante o verão, quando há pouca chuva, o rio Uruguai fica com um volume de água mais baixo, possibilitando que as pessoas caminhem sobre as pedras até o meio do rio. No local, também é possível realizar passeios de barco entre as corredeiras, mas vale chamar atenção sobre os perigos de queda no rio cuja profundidade é desconhecida naquele local, não sendo recomendado que os visitantes adentrem o Salto Roncador para banho.

     A agitação da água produz um som característico, no qual podemos descrever como um "ronco", daí originou o nome Salto do Roncador. A comunidade rural que sedia esse atrativo natural, no interior do município de Porto Vera Cruz, também é conhecida como Linha Roncador, devido ao mesmo motivo.  

    Localização e acesso

    O destino fica há cerca de 6 quilômetros do centro da cidade, um percurso que pode demorar uns 15 a 20 minutos por estradas de chão. Para acessar o Salto Roncador o visitante não precisa pagar nada, é totalmente gratuito e a visitação é sem supervisão. 

    Passeios de barco 

    Se desejar realizar um passeio de barco pelo Rio Uruguai e contemplar mais de perto o Salto Roncador, o visitante poderá contratar um passeio de barco para grupo, com valores a serem combinados diretamente no Balneário Roncador. 

    Onde se alimentar

    Atenção: No local não há banheiros, ou quiosques para compra de lanches, ou bebidas. Nessas situações o visitante poderá se direcionar a locais próximos para aquisição, num raio de até 500 metros do local. 

    Indicações próximas - Balneário Roncador: Possui espaço para acampamento, estacionamento, lanchonete, cabanas e casas para pernoites, quiosques para locação, mesas e churrasqueiras. Há 500 metros deste ponto de visitação.  

    Durante o final de semana, você poderá incluir mais um destino no roteiro, o Balneário Roncador, e almoçar por lá mesmo. 

    A prudência durante o turismo de aventura é fundamental, portanto, coisas óbvias precisam ser ditas como: 

    • Não chegar muito na beira do Rio Uruguai para evitar escorregar e cair, ou até mesmo sentir tontura e se desequilibrar;
    • Não correr nas proximidades da beira;
    • Não se arriscar ou extrapolar seus limites em busca da imagem perfeita;
    • Cuidar muito das crianças que vão junto, jamais soltar a mão da criança;
    • Não ascender fogueiras, se ascender ter a certeza de apagar antes de ir;
    • Cuidado com as bitucas de cigarro ou similares;
    • Cuidados com os seus pertences para não perder, ou derrubar na água;
    • NÃO jogue lixo no local. Ao final de sua visita leve seu lixo junto.
    • Evite ir sozinho, sem companheiros, se for, comunique seus planos para alguém;
    • Informe-se sobre os riscos locais, conheça o terreno;


    Outros destinos

    Além do Salto Roncador no Rio Uruguai, você poderá explorar outros destinos de Porto Vera Cruz e aproveitar muito mais o destino. São várias trilhas e balneários que você poderá incluir em seu roteiro.

      • Balneário Roncador
      • Balneário Chico Alferes
      • Porto Público
      • Recanto da Natureza Traesel
      • Salto Roncador
      • Paredão de Pedras

    ​​

    Não esqueça se seguir o Portal das Missões nas redes sociais e marcar a gente nas suas aventuras! 
     
  • Sobre

  • Saiba mais sobre Porto Vera Cruz 

    Um dos municípios fronteiriços, Porto Vera Cruz, é integrante da conhecida Rota do Rio Uruguai. Sua pequena população de pouco mais de 1500 habitantes é muito receptiva e adora recepcionar os turistas que visitam a cidade. 

    Como as demais cidades da região, Porto Vera Cruz, também foi colonizada por indígenas povoadores das encostas do Rio Uruguai. Além disso, possui papel fundamental na Maior Batalha naval da América do Sul, a Batalha de MBororé, fato que aconteceu em março de 1641, portanto há cerca de 382 anos.

     

    Lucas Rafael Souza

    Repórter | Produtor exceutivo

    Olá, pessoal! Eu sou o Lucas e venho compartilhando histórias incríveis sobre turismo, cultura e história missioneira aqui no Portal das Missões desde 2020. Meu foco é descobrir e apresentar os pontos turísticos mais fascinantes das Missões e da região noroeste do RS. Quer fazer parte dessa jornada? Mande suas sugestões de pauta através dos canais disponíveis. Vamos explorar juntos! 😉

Informações

Salto Roncador - Rio Uruguai - Porto Vera Cruz
CEP 98985000 - Porto Vera Cruz, RS
Linha Roncador, interior, Porto Vera Cruz /RS
Telefone: (55) 2120-9200

Formulário para contato