Notícias

10/07/2018 09:49


Lançado Concurso Poema nos Ônibus

A Administração Municipal através da Secretaria da Cultura, juntamente com a ASLE - Academia Santo-Angelense de Letras está prorrogando o período de inscrições do Concurso Poema nos Ônibus, sendo que até a próxima segunda-feira, 16 de Julho de 2018, serão aceitas inscrições tanto na Categoria Livre, como na Categoria Estudantil, que podem ser feitas através do e-mail: poemanosonibus2018@gmail.com, e nos links encontram-se a ficha de inscrição e o regulamento:
goo.gl/x4AAvr - Ficha Poema nos Ônibus 2018.
goo.gl/PR7czp - Regulamento Poema nos Ônibus 2018.
Este concurso tem dentre os objetivos, divulgar novos talentos e oportunizar aos poetas o reconhecimento de suas obras pela nossa comunidade e proporcionar aos usuários de transportes coletivos urbanos, interurbanos e escolares, o contato com poemas e poesias, desenvolvendo na população em geral, o apreço pelas manifestações artísticas através da leitura das obras classificadas.
A retomada do concurso literário terá 40 obras classificadas (10 na categoria Estudantil e 30 na Livre), as quais serão passadas para adesivo colorido e fixadas nos ônibus urbanos, interurbanos e do transporte escolar, com o nome e fotografia do autor da obra no canto superior direito do adesivo, oportunizando a população usuária do transporte coletivo, o acesso à leitura dos poemas.
Os integrantes da Academia Santo-Angelense de Letras serão os responsáveis pela avaliação das obras e não poderão participar como concorrentes. Serão avaliados a originalidade, criatividade, qualidade técnica e domínio da língua portuguesa.
A entrega da premiação e a inserção dos poemas nos coletivos acontecerão no período de 4 a 19 de agosto, durante a Semana Cultural de Santo Ângelo de 2018.
Lançado Concurso Poema nos Ônibus
Evento que teve sua última edição em 2011 foi retomado pelo Governo Municipal. Inscrições estão abertas até 9 de julho
Em cerimônia realizada no Gabinete do prefeito Jacques Barbosa, a Secretaria Municipal de Cultura, parceiros e apoiadores lançaram oficialmente a retomada do concurso literário Poemas nos Ônibus 2018, evento que teve sua última edição em 2011. O lançamento foi na tarde desta segunda-feira, 04, quando foi divulgado o regulamento e feito o anúncio da abertura das inscrições, do dia 4 de junho até 9 de julho.
O ato teve a presença do vice-prefeito Bruno Hesse, secretários municipais Neusa Cavalheiro, da Cultura, e Valdemir Roepke, da Educação, do ex-vereador Dalmir Ledur, idealizador da Lei Municipal Nº 1.710, de 1994, que instituiu o Poema nos Ônibus, acompanhado da diretoria do Brique da Praça Leônidas Ribas, Otávio Reichert, presidente da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), Marco Antônio Cortez, da Viação Tiaraju, Jonatã Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, representantes de movimentos culturais e produtores, além de apoiadores. 
A retomada do concurso literário que deu notoriedade para Santo Ângelo em suas edições anteriores é comemorada pelos segmentos culturais. As 40 obras classificadas (10 na categoria Estudantil e 30 na Livre) serão passadas para adesivo colorido e fixadas nos ônibus urbanos, interurbanos e do transporte escolar, com o nome e fotografia do autor da obra no canto superior direito do adesivo, oportunizando a população usuária do transporte coletivo, o acesso à leitura dos poemas. 
Os integrantes da Academia Santo-Angelense de Letras serão os responsáveis pela avaliação das obras e não poderão participar como concorrentes. Serão avaliados a originalidade, criatividade, qualidade técnica e domínio da língua portuguesa. 
A entrega da premiação e a inserção dos poemas nos coletivos acontecerão no período de 4 a 19 de agosto, durante a Semana Cultural de Santo Ângelo. 
O CONCURSO
“Poema nos Ônibus” é um concurso literário com tema livre, aberto à participação popular, promovido do Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Secretaria da Cultura, com a colaboração da ASLE e apoio da Secretaria de Educação, Viação Tiaraju, GMS Transportes, Transportes Passo do Ijuí e empresas de transportes escolares e tem como objetivo abrir espaço para o surgimento de novos talentos, proporcionar aos usuários de transportes coletivos o contato com poemas e poesias, e desenvolver na comunidade, o apreço pelas manifestações culturais e artísticas por meio da leitura.
REGULAMENTO
a) Cada concorrente poderá inscrever-se com no máximo 5 obras;
b) Os originais deverão ser escritos em Língua Portuguesa, em texto digitado em Word, em corpo 12 e fonte Times New Roman, espaço dois entre linhas, com no máximo 16 (dezesseis) versos em cada trabalho, sendo que fica vedado plágios ou adaptações de autores, no todo ou parte dele, assegurando a liberdade temática e expressiva;
c) Os poemas devem ter obrigatoriamente um título.
d) Os originais deverão ser rigorosamente inéditos, caso contrário, serão eliminados;
e) A divulgação do mesmo, no todo ou em parte, antes da divulgação do resultado final, eliminará a obra inscrita;
 
4 – DA INSCRIÇÃO NO CONCURSO:
a) O participante deverá enviar seu poema em dois arquivos sendo que o primeiro deve conter os seguintes dados, conforme ficha de inscrição em anexo: categoria, identificação da escola – (para estudantes), título da obra, pseudônimo, o nome e endereço completo, local e data de nascimento, idade, e-mail e telefone;
b) No segundo arquivo deverá conter o poema identificado apenas com o pseudônimo do autor;
c) A não observação do critério a que se refere o item anterior acarretará imediata desclassificação do concorrente;
d) A inscrição deverá ser enviada exclusivamente pelo e-mail: poemanosonibus2018@gmail.com
e) Poderão participar do concurso autores que cumpram os seguintes quesitos: 
1º - CATEGORIA LIVRE – Concorrentes de qualquer idade;
2º - CATEGORIA ESTUDANTIL – Estudantes, menores de 18 (dezoito) anos, até a data de 1º de Junho do corrente ano, devendo mencionar a que educandário pertencem;
f) Período de Inscrições: Do dia 4 de Junho de 2018 até as 23h59min horas do dia 9 de Julho de 2018;
g) A remessa dos originais configurará, por si só a inscrição e aceitação das normas do concurso, incluindo-se a doação do direito autoral ao órgão promotor, no caso de classificação da obra.
 
5 - DA PREMIAÇÃO:
a) Categoria Livre
1º Lugar: Troféu. 
2º Lugar: Troféu.
3º Lugar: Troféu.
b) Categoria Estudantil (Até 18 anos)
1º Lugar: Troféu. 
2º Lugar: Troféu.
3º Lugar: Troféu.
De 4º a 10º Lugar: Medalha.
c) Será concedida Menção Honrosa para todos os 40 (quarenta) poemas classificados, sendo 10 na Categoria Estudantil e 30 na Categoria Livre;
d) A título de Direito Autoral, cada autor classificado terá sua obra exposta, diariamente, em ônibus coletivos urbanos, interurbanos e escolares;
e) A entrega da premiação e a colocação dos poemas nos ônibus acontecerão durante a Semana Cultural do município, do dia 04 até o dia 19 de Agosto de 2018, em data previamente divulgada;
f) Poderão ser classificados até 3 (três) obras por autor;
g) Serão confeccionados adesivos para serem fixados nos ônibus, coloridos e com foto do autor da obra, no canto superior direito do adesivo;
h) Além dos poemas classificados nas duas categorias, será inserido um poema de cada acadêmico pertencente à Academia Santo-Angelense de Letras – ASLE, os quais não participarão do concurso como concorrentes;
6 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
a) A comissão julgadora será composta pelos membros da Academia Santo-Angelense de Letras – ASLE;
b) Não poderão participar deste concurso os membros da Academia Santo-Angelense de Letras e funcionários da Secretaria Municipal da Cultura;
c) Os critérios de avaliação serão: originalidade, criatividade, qualidade técnica e domínio da língua portuguesa. Podem ser aceitas algumas expressões estrangeiras no interior da obra;
d) Os casos omissos serão resolvidos pelos membros da comissão julgadora, sendo a resolução soberana e irrecorrível.

Convite Secretaria da Cultura.
Concurso Poema nos Ônibus 2018
Na próxima segunda-feira, 4 de Junho, acontecerá junto ao Gabinete do Prefeito, às 15 horas, o lançamento do Concurso Poema nos Ônibus, momento em que acontecerá a abertura das inscrições e divulgação do Regulamento para esta edição.
O concurso POEMA NOS ÔNIBUS é promovido pela Administração Municipal de Santo Ângelo, através da Secretaria Municipal da Cultura, com a colaboração da ASLE – Academia Santo-Angelense de Letras, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Viação Tiaraju, GMS Transportes, Transportes Passo do Ijuí e Empresas de Transportes Escolares.
Este concurso tem dentre os objetivos, divulgar novos talentos e oportunizar aos poetas o reconhecimento de suas obras pela nossa comunidade e proporcionar aos usuários de transportes coletivos urbanos, interurbanos e escolares, o contato com poemas e poesias, desenvolvendo na população em geral, o apreço pelas manifestações artísticas através da leitura das obras classificadas. 
Notícia: O Imortal Wilmar Campos Bindé  
Notícia: Projeto ‘Berço de Acalantos’ chega a Santo Ângelo próximo domingo, 17 
Notícia: Lançado Concurso Poema nos Ônibus

Notícia: ASLE EMPOSSA NOVA DIRETORIA
Notícia: Na primeira reunião presidida por Otávio Reichert, ASLE divulga sua agenda cultural
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2017 ASLE 
Notícia: 21 de agosto de 2015, às 19 horas 2º CAFÉ CULTURAL DA ASLE 
Notícia: Academia Santo-Angelense de Letras Organiza a Quarta Edição do Café Cultural 
Presidente ASLE Otávio Reichert 

FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone watss: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...