IMAGENS

Instalação do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Ângelo

Advogado Paulo Leal coordena a instalação do Instituto Histórico e Geográfico de Santo  Ângelo

Na noite da última sexta-feira (6), ocorreu a instalação efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Santo   Ângelo - IHGSA. A solenidade, coordenada pelo advogado Paulo Leal, aconteceu na ambiente do Sebo Café, que também abriga a sede do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Os esforços para a criação do Instituto foram habilmente orquestrados sob a orientação do advogado Paulo Leal, que após a partida do idealizador, Leo Fett, ocorrida em março de 2012, articulou juntamente com outros amigos para instalação efetiva. Leal destacou que o objetivo principal do IHGSA é, além de resgatar e arquivar importantes documentos históricos, é narrar e explorar os anais da história de Santo   ngelo, bem como, documentar e fomentar pesquisas sobre a Capital das Missões, Rio Grande do Sul e Brasil. 

O IHGSA conta com uma assembleia de membros estimados, cada um com uma nomeação distinta. Ao todo 19 ilustres personalidades foram oralmente empossadas na prestigiada instituição: Álvaro Medeiros de Farias Theisen; Amílcar Guidolin Vitor; Arnoldo Valter Doberstein; Claudete Boff; Fausto Leitão Domingues; Ivo Alberto Almansa; Jerson Fontana; João Baptista Santos da Silva; Jorge Alberto Benites; Juliani Borchardt da Silva; Luiz Valdir Andrés; Miguel Frederico do Espírito Santo; Nadir Damiani; Olívio Dutra; Paulo Estivalete Flores Pinto; Paulo Fernandes Pinheiro Machado; e Valdir Amaral Pinto.

Cada assento do instituto faz homenagem à vida e obra de um renomado patrono como Pedro Osório do Nascimento, Wilmar Campos Bindé, Guido Emmel, Anna Olívia do Nascimento, Leo Fett, José Olavo Machado, Barbosa Lessa, Dom Pedro II, Barão do Rio Branco e José Gomes Pinheiro Machado. 

 A história do IHGSA

Idealizado por Leo Petersen Fett, um advogado santo-angelense, o  Instituto Histórico e Geográfico de Santo   ngelo foi fundado em 7 de outubro de 2010, coincidindo com o lançamento de seu livro de “Memórias Vivas”. Na ocasião debatiam sobre a implantação do IHGSA Pedro Osório Nascimento, Paulo Leal, Fausto Domingues (IHG RS), Miguel do Espírito Santo e João Cesar Medeiros de Farias. 

Após pouco mais de um ano, em 3 de março de 2012, Léo Fett se despede, deixando a aspiração de implantar o instituto em Santo  Ângelo.

Partilhando do mesmo desejo, o advogado Paulo Leal, tomou frente do projeto e trabalhou em prol da implantação do IHGSA. 

Outras imagens

A Doçura da Páscoa em Tuparendi: Um Mundo de...

A Doçura da Páscoa em Tuparendi: Um Mundo de...

Tuparendi, um município da região noroeste do Rio Grande do Sul, integrante da Rota do Rio Uruguai, é conhecido não apenas por sua beleza natural e cultura vibrante, mas também por suas celebrações festivas, especialment...

Ver detalhes »

8º Encontro Internacional de Chamameceros, d...

8º Encontro Internacional de Chamameceros, d...

Ver detalhes »

Missa da Matriz Nossa Senhora de Aparecida -...

Missa da Matriz Nossa Senhora de Aparecida -...

Neste final de semana, o último do mês de novembro, o município de Tuparendi, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, celebrou a Festa de Cristo Rei, com uma programação para lá de especial. O Portal das Missões ...

Ver detalhes »