Depoimentos

02/12/2019 00:00

Max de Nader

Chimangos e Maragatos Origem dos Termos.

O termo tinha uma conotação de deboche, ironia, pejorativa, atribuída pelo imperialistas e legalistas aos revoltosos liderados por Gaspar Silveira Martins, que deixaram o exílio, no Uruguai, e entraram no RS à frente de um exército.Como o exílio havia ocorrido no Uruguai numa região colonizada por pessoas originárias da Maragateria (na Espanha), os republicanos apelidaram-nos de "maragatos", buscando caracterizar uma identidade "estrangeira" aos federalistas.Com o tempo, o apelido assumiu significado positivo, aceito e defendido pelos federalistas e seus companheiros.
O lenço vermelho identificava o maragato.

Chimango.
A grafia pode ser ximango. Ave de rapina muito comum na campanha riograndense, falconídea, pessoal rapineiro, oportunista, caçador que é da terra.
Alcunha depreciativa dada aos liberais moderados pelos conservadores, no início da monarquia brasileira. No RS, nos anos de 1920, foi à codinome dada pelos federalistas aos governistas do PRR. Honório Lemes Maragato contra Flores da Cunha Chimango (pica-pau).
O lenço de cor branca identificava os chimangos.
O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, seu orgulho e sua honra. Muitas vezes foi também símbolo político. Em 1893 foram "maragatos" contra "pica-paus" (lenço vermelho contra lenço branco) e em 1923 foram "maragatos" contra "chimangos" (novamente o embate das duas cores tradicionais) e em 1930 o lider e estrategista Getúlio Vargas uniu brancos e colorados, maragatos e chimangos e literalmente "invadiu" o Brasil...

Mais depoimentos

  • Aguarde, buscando...